Coordenador : André Renato Villela da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395857.2206.370196.18092023
Departamento/Setor: RCM
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo mais diretamente impactado pela realização do projeto são os estudantes da rede municipal de ensino de Rio das Ostras, que terão uma nova ferramenta didático-educacional para reforço dos conteúdos vistos em sala. No entanto, o aperfeiçoamento e a correta utilização dos recursos tecnológicos também beneficia os discentes do curso de Ciência da Computação, por meio de uma formação acadêmica também voltada para intervenções sociais por meio da tecnologia.
Local de atuação: Preliminarmente, no Instituto de Ciência e Tecnologia da UFF (Rio das Ostras).
Objetivo
Existem diversos objetivos a serem alcançados por este projeto, tendo em vista sua execução recorrente pelos próximos anos. A seguir, serão apresentados os objetivos geral e específicos deste projeto, a longo prazo. Objetivo geral: •Aprimorar a eficiência dos mecanismos de ensino e aprendizagem para os níveis básico e fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) por meio de jogos digitais que abordem o conteúdo didático discutido em sala de aula, resultando, sempre que possível, na melhoria de indicadores técnicos internos e externos à RME. Objetivos específicos: •Discussão sobre a utilização de jogos digitais como ferramenta de auxílio às atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula; •Criação de jogos digitais, lúdicos e interativos que permitam aos alunos se aprofundarem nos conteúdos vistos em sala de aula; •Criação de conteúdo personalizado, por parte dos docentes da RME, visando explorar eventos específicos, efemérides, sazonalidades ou simplesmente aprofundamento em algum tema com baixo desempenho prévio dos alunos; •Criação do arcabouço tecnológico para captação e armazenamento das métricas de desempenho dos alunos durante a utilização dos jogos digitais desenvolvidos no projeto; •Geração de relatórios que propiciem a criação ou melhoria das estratégias pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula; •Criação de oportunidades, para os discentes do curso de Ciência da Computação do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFF, de praticarem os diversos conteúdos vistos ao longo do curso; •Criação de mais uma opção de participação dos alunos do curso de Ciência da Computação em Projetos de Extensão, a fim de concluírem a creditação necessária em Atividades de Extensão, como requisito parcial para graduação; •Diálogo entre a academia e a comunidade externa sobre os benefícios de uma maior interação entre as partes;
Resumo
O projeto consiste em desenvolver uma plataforma de Jogos Digitais educacionais voltados, principalmente, para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. Os jogos serão desenvolvidos com tecnologia que permita, sempre que possível, serem acessados por dispositivos como computadores, laptops, tablets e smartphones. A temática e as mecânicas dos jogos serão voltados para crianças do Ensino Fundamental. Futuramente, espera-se contar com a participação de professores da rede municipal de ensino para elaboração do conteúdo dos jogos, bem como de eventuais métricas de utilização da plataforma. O objetivo é permitir que os alunos possam praticar os conteúdos vistos em sala de aula e que os professores possam ter um feedback de quais tópicos precisam de algum tipo de reforço. Espera-se, também, ao final do desenvolvimento da plataforma, melhorar os índices educacionais das escolas envolvidas e expandir o projeto para o restante do município de Rio das Ostras e região.